sábado, 23 de abril de 2011

De Bicicleta Para o Trabalho



Em Dublin as opções para ir para o trabalho são várias, desde o autocarro, carro, a pé, Luas e Dart (algo semelhante a um eléctrico ou metro à superfície) ou o meu favorito,  a Bicicleta.

Existem algumas desvantagens neste meio de transporte (bicicleta), principalmente porque se conduz à esquerda, as condições climatéricas nem sempre são as mais favoráveis (chove com frequência, neva no inverno, faz frio, etc), e infelizmente em Dublin a taxa de roubo e vandalismo de bicicletas é relativamente elevada.

Por outro lado a cidade é plana, a maioria das pessoas vão de bicicleta para o trabalho (o que motiva outros a seguirem esta tendência), a maioria das empresas devolvem o VAT (IVA) referente às bicicletas e dão incentivos, a cidade está coberta por uma ciclo-via e lugares para deixar a bicicleta, os condutores de veículos motorizados são ordeiros e respeitam os velocípedes e existe relativamente pouco tráfego automóvel.

O meu primeiro dia de bicicleta o trabalho foi uma aventura, mas não correu mal. Nunca tinha conduzido na cidade (andei sempre a pé) nem à esquerda. Por incrível que pareça, a maior dificuldade que encontrei foram as estradas de sentido único e o esforço para não sujar as calças na corrente. Costumava demorar 45m a pé (cerca de 4km) para o trabalho e passei a demorar 15m.

Uma bicicleta nova razoável (bastante boa para Portugal – não vendem bicicletas mais básicas como encontramos nas grandes superfícies comerciais) custa cerca de 250€. No entanto, existem várias lojas de bicicletas usadas com alternativas um pouco mais baratas (continuam a ser caras – porque são muito boas) e há sempre muitos estrangeiros a viver em Dublin (com bicicleta) que vão voltar para o seu país e que estão dispostos a vender as bicicletas por preços em conta (normalmente existem anúncios de bicicletas usados no www.gumtree.ie ).

Em suma, ir de bicicleta para o trabalho é agradável, rápido, ecológico, muito barato (investimento da bike mais equipamentos e alguma manutenção), faz bem à saúde e ajuda a manter uma boa forma física.

4 comentários:

  1. Se eui fosse de bicicleta para o emprego nunca mais la chegava. Moro no centro e demora 30 minutos de autocarro ate aoo dito cujo. Quanto a bicicletas nao sei mas peao nao é respeitado em Dublin, faz impressao.

    ResponderEliminar
  2. Sobre as calcas recomendo elasticos po cabelo. Para a chuva, calcas e casaco impermeaveis! :) teja a chover ou a fazer sol, la vou eu de cicleta :D

    ResponderEliminar
  3. O tempo até tem estado agradável, mas espera mais uns meses e vais ver o clima que por aí vem: Junho, Julho e Agosto normalmente é a chover, e depois vem o frio, o gelo, a neve.Esperemos que não seja tão mau como o ano anterior.Boas corridas enquanto há sol!

    ResponderEliminar
  4. É tal e qual como em Portugal :)
    Eu acho fantástico!Não se polui,não se gasta € com gasolina e ginásio.

    Espero que os Tugas em Dublin tenham tido uma boa Páscoa.

    Bjs
    Ana Portugal

    ResponderEliminar