domingo, 10 de abril de 2011

Não Basta Ser, É Preciso Parecer

«Não basta ser, é preciso parecer». A imagem de marca é a percepção de uma marca na mente das pessoas. É o reflexo da personalidade de um produto ou de uma marca. É o que as pessoas acreditam, os seus pensamentos, sentimentos e expectativas sobre uma marca. Isto também pode ser aplicado a um país surgindo o conceito country brand. Assim, o nome de um país pode exercer influência na percepção das pessoas de forma similar ao nome de uma marca.

Alguns países já estão conscientes da importância de definirem como querem ser percepcionados e das necessidades de melhorarem e potenciarem os seus activos. Além da atracção turística, uma forte country brand atrai mais talentos e investimento, promove mais fontes de valor económico, permite exportar os produtos e respectivas marcas de forma mais rentável, corrige estereótipos e clichés estabelecidos, expressa uma ideia de core única, constrói uma vantagem competitiva global, serve como uma fonte de diferenciação e cria associações positivas entre ofertas distintas do mesmo país. Cada nação deve identificar as suas competências core e determinar os seus objectivos de forma a fomentar iniciativas tanto no sector público como no sector privado de maneira a criar uma country brand poderosa.

As características naturais ou estruturais de uma nação afecta directamente a sua imagem de marca. No entanto, há países que se promovem melhor que outros, ou seja, aproveitam da melhor forma os recursos e as competências que detêm. Portugal é um dos casos que certamente se poderia promover e vender muito melhor, pela sua riqueza gastronómica, hospitalidade, história, variedade e singularidade cultural, clima, beleza 
natural, fado, vinho do porto, etc. Por outro lado, a Irlanda é um caso que se promove e vende muito bem.


1 comentário:

  1. Esse vídeo está mesmo muito bom, mas falta retratar os castelos e as abadias que se espalham por toda a Irlanda! Mas gostei! :)

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