sexta-feira, 25 de março de 2011

Primeiro sentimento de Emigrante

No dia 23 de Março de 2011, Portugal pára para ver em directo o “Eng.” Sócrates demitir-se do cargo de Primeiro-ministro, e nós os "Tugas em Dublin" sentados na nossa sala a assistir na RTP via Internet (a falhar de 5 em 5 minutos).

Esta situação trouxe aquele sentimento estranho e inexplicável que um emigrante carrega consigo! Um misto de saudade e descontentamento envolvido com muita preocupação relativamente à situação actual de Portugal.

Embora esteja a viver e a trabalhar fora de Portugal, não posso de deixar de demonstrar a minha preocupação por tudo que se passa em Portugal. Fico cada vez mais com ideia que existem muitas pessoas na classe política que estão mais interessados no bem da "sua causa" do que na competitividade do pais e no bem-estar social de todos os portugueses.

Outra situação constrangedora acontece no ambiente de trabalho, onde o assunto da conversa vai sempre parar:

«Portugal não esta bem, pois não?» / «Portugal needs bailout?»

O que pode um Tuga responder a isto?

Complicado… não é?

Eu vou dizendo que não é um problema de agora e que esta crise ou pseudo-crise já se anda a arrastar há muito tempo.

1 comentário:

  1. Mais triste, é que para além de Portugal não conseguir atrair talentos estrangeiros ainda consegue afastar jovens talentos portugueses. Estes por não terem espaço para fazer carreira em Portugal, por serem subestimados ou sub-aproveitados, mal pagos, etc vão contribuir para a competitividade de outras nações que os acolhem e os valorizam. Já agora, vale a pena pensar nisto!

    ResponderEliminar