sexta-feira, 5 de outubro de 2012

É só o que eu acho...

e diz o Ministro "Nós Portugueses somos o melhor povo do mundo". Tretas!

A vida em Portugal, continua a correr no mesmo sentido, ele é austeridade, greves, manifestações  falta emprego, falta de liquidez das famílias, do (des)governo e nós assistir a esta palhaçada toda. Só perguntamos onde isto vai parar?

Volto ao "somos os melhores" , "podíamos fazer isto e aquilo ", "temos massa critica",  eu até sou muito nacionalista mas nao somos nada disto... até acho que para mudar só temos que mudar a nossa mentalidade ( o é irónico).
Mudar para verdadeiramente defender o que é nosso! Comprar os nosso produtos! e defender o é nosso (leia-se Portugal) fazer força para que os senhores que nos (des)governam deviam liderar por exemplo  e não em proveito próprio. Por isto tudo e muito mais, não somos os melhores! até acho que em competição com muitos outros povos partimos em desvantagem. Não temos o dom da excelência, e da exigência, mas por outro lado somos aventureiros e sobreviventes, desenrascamos.... e nisso devemos ser os melhores!

O português comum gosta muito de se queixar de tudo e temos um péssimo habito de copiar, vemos uma boa ideia / negocio / empresa / casa / carro, e pimbas copiamos! Fazemos exactamente igual, inovação é zero...nenhum valor acrescentado , se o zé faz dinheiro com isto eu também vou fazer.

Aqui na Irlanda, cada vez somos mais tugas, mas  mesmo assim, é uma comunidade pequena e um pouco dispersa (cada vez menos), mesmo assim, por quezílias temos 3 grupos de Facebook , que são basicamente  todos a mesma coisa, ou pelo menos tem a mesma finalidade de juntar os Portugueses! Deixo aqui uma ideia, e acabar com isso e ter um só? Acabando com um grupo, acaba-se com 1/3 da dispersão, fica a dica.


Deixo aqui uma frase que é recorrente nos pedidos de informações que recebo vindos de Portugal .
" Reparei que os grupos de Facebook não são muito activos e reparei em bastantes atritos e publicidades"

Nota: Eu como Português vejo-me nesta generalização e estes problemas não são exclusivamente dos Portugueses, mas como Português quero e exijo de nós o máximo, para que possamos ser "os melhores".


Hoje celebra-se  o 5 Outubro - Implantação da República Portuguesa, a celebração de um golpe de estado, além do episódio do nosso presidente hastear a bandeira de pernas para o ar, tenho a dizer que necessitamos de outro golpe de estado e a bandeira devia ficar assim até endireitar-mos  o país.

Eu só conheço 3 formas de governo República, Monarquia e Anarquia, os dois primeiros não funcionaram em Portugal, vamos para anarquia? ou então é melhor criar uma quarta proposta de governo...


3 comentários:

  1. Não concordo a 100% contigo. Concordo em muita coisa, sim deviamos ser mais exigentes, sim deviamos ser mais participativos, sim, deviamos ser mais unidos.
    Não acho que devemos comprar os nossos produtos só porque sim, devemos ser exigentes e procurar exlencia, para então produzirmos melhor e sermos capazes de competir, a seu tempo, num mercado internacional.
    Mas principalmente, não concordo quando dizes que não inovamos. Sabias que se hoje podes ter um telemovel com sistema top up na Irlanda, o deves a um portugues, que o sistema via verde foi inventado em Portugal, que há um premio nobel portugues, que há medicos e cientistas portugueses a ganhar premios por esse mundo fora?
    A situação actual em Portugal é ansolutamente exasperante, mas deve-se, na minha opinião, ao facto de não darmos valor ao que é nosso, não identificarmos aquilo que temos de bom e não desenvolvermos as nossas capacidades. Enquanto pensarmos assim não vamos a lado nenhum.
    Enquanto formos buscar um gasparzinho, um economista de merda, um academicozinho, sem noção da realidade, só porque stava lá fora, não saimos da cepa torta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Clara,
      Primeiro obrigado pelo comentário e ainda bem que não temos todos a mesma opinião.
      Sobre os produtos nacionais, achas que algum pais consegue competir com os produtos vindos de leste e do oriente? senão houver um pouco de defesa dos "nossos", não temos hipótese.
      Quando a inovação, sabes que a via verde não foi inventada por nós? .A Via Verde foi o primeiro sistema a ser aplicado a todas as portagens de um país.
      ( uma dica, os primeiros identificadores diziam Q-free, a empresa Norueguesa que o "inventou")
      Não quero entrar em quizilas, este post foi uma generalização, claro que os portugueses fizeram e fazem maravilhas neste mundo, mas não deixo de pensar que ainda podemos fazer muito mais. Somos uns lutadores, é pena que 99% das vezes lutamos no ultimo reduto.
      Quantos aos políticos a culpa é nossa, nós é que os colocamos lá.

      Eliminar
  2. Pois que falaste muito bem e eu concordo a 100% contigo. Já agora, e só em jeito de curiosidade, sabias que quando a bandeira é içada ao contrário significa que o país está tomado por outros? Tipo, nem de propósito lol

    ResponderEliminar