quarta-feira, 16 de abril de 2014

Custo de vida na Irlanda


Já andava para escrever este post algum tempo, mais vale tarde do que nunca...


A ideia deste post é esclarecer e colocar valores/ preços nos produtos/serviços Irlandeses de maneira ajudar quem não conhece a realidade da Irlanda, todos os valores e referencias são sempre baseados na cidade de Dublin.
Porque Dublin? Vai ser baseado em Dublin ( centro da cidade),  porque é a realidade que conheço e acho que vai dar um "pior caso possível", ou seja, vai ser mais caro no centro de Dublin do que nos arredores, assim como (imagino eu) , os arredores de Dublin são mais caros que outras  cidades, vilas, lugares na Irlanda.  (poderão haver excepções).



Os pesos pesados do custo de vida na Irlanda para mim:

  1. Habitação,  Estadia,  Casa, Renda etc...
  2. Extras, "sair a noite", Saídas , Jantares, Ir para os copos
  3. Viatura própria,   Carro, mota.... ( impostos e seguro)



Habitação, Estadia,  Casa, Renda, etc...


Nota: Posso dizer que acho que estes valores estão um pouco abaixo da realidade ( mas tanto Lisboa como Dublin), mas considero que a  diferença entre os dois devera estar em concordância com a realidade.

Nota2: Acho que o preco medio de um T1 em Dublin ( centro) esta na media de 1100€ mensais e T2 por mais 300-500€ que o T1. ( é a minha opinião

Extras, Saídas , Jantares, Ir para os copos etc...

- Depende de cada um, mas é importante saber que é aqui que fica grande parte do orçamento.

  • Pint ( cerveja) anda por valores de 4 a 6€ * ( os valores são parecidos para cocktails ou vinho)
  • Jantar ( um prato e uma bebida) 15- 20€  *
    • um jantar com amigos com vinho facilmente fica na ordem dos 25-30€
    • preço médio de um prato é 9€-13€ ( mais de 20€ um especial ( bife ou marisco))

* eu sei que existe mais barato, mas a ideia é dar um valor médio.

Viatura própria, Carro, mota, etc...

neste sub-tópico advém vários factores a ter em conta, tais como:
  • A viatura ( carros e motas, penso que são mais baratos em comparação com Portugal)
  • Impostos (  Motor tax  (link )  + Irish Road Tax Rates - VRT  (link)   )
  • Seguro  
Seguro é um assunto mais complexo pois é calculado por tipo de motor que a viatura tenha assim como a categoria a que pertence... Alem dos factores explicados ainda existe o caso do historial ( seguro) que na Irlanda tem mais relevância do que em Portugal (na minha opinião).


Resumo 
Valores de Março/Abril 2014
From www.numbeo.com/cost-of-living/



Gostava de ter repostas ou comentários ( relativos ao custo de vida) de quem esta a mudar-se ou de quem mudou recentemente, pois, pode dar o seu contributo para eu  melhorar este post. ( tugasemdublin (at) gmail.com)



3 comentários:

  1. Gostei bastante do teu post. Realmente os dados apresentam a realidade do país, todavia tal como referiste atualmente o preço das casas está mais alto. O ponto mais negativo para mim em Dublin, sao as refeições ao meio dia. Já vivi noutros paises e comparando com a Irlanda tem sido uma luta comer algo saudavel barato e saboroso. Para quem estava habituado a comer num restaurante ao meio dia, e à noite cozinhar em casa, a realidade tem sido bastante dura. 90% das refeicoes e fast-food, extremamente caro, e nao existem os mesmos alimentos nos supermercados como em Portugal... Para quem vive fora do centro e trabalha na cidade, torna se uma missao quase impossivel comer algo saudavel, barato e saboroso. Estou a chegar ao cumulo de procurar outra empresa noutra localizacao e com outros beneficios (tais como cantina). Abraco, se quiseres abrir um topico sobre este assunto era um espetaculo!!!

    ResponderEliminar
  2. Desde meados de Março em Dublin, depois de quase um ano em Cork. Enquanto em Cork tinha um T2 por 800€, aqui (Ballsbridge) fico-me pelo T1 que fica quase 50% mais caro (1150) mas estou a 10 minutos a pé do trabalho (mais rápido de bicicleta mas acabaram de me a roubar). Como refere no comentário anterior o Daniel Clara, é complicado comer fora durante o dia sem dispender uns 12 ou 13€. A norma tem sido almoçar sandes, algo a que já estava habituado na Holanda, aproveitar os food markets ou ir a um pub ou restaurante esporadicamente. Já em casa, não abdico de encomendar comida da loja 'O Portugues' em Cork. Na empresa temos cantina e micro-ondas pelo que posso levar comida.

    ResponderEliminar
  3. Olá! Queria desde já dar os meus parabéns por este blog. Bastante útil!!!
    Gostaria de obter algumas dicas sobre as melhores áreas para alugar casa em Dublin (zona tranquila/segura, bom preço, não muito longe do centro). Aceitei uma proposta de trabalho e vou começar já no próximo mês.
    Obrigado. Conto com a vossa experiência.

    ResponderEliminar