segunda-feira, 16 de abril de 2012

Vida em Dublin vista pelo novo "Reforço".

E com muito orgulho que estou a escrever este texto. Eu fui acompanhando o blog desde o seu inicio, visto ser amigo do criador e ter acompanhado de perto (electronicamente falando) o evoluir do blog e da integração dos portugueses em Dublin.

Porque o meu bitaite aqui?
Com o actual estado do desgoverno que existe em Portugal, fez com que a minha vontade de embarcar num projecto internacional se tornasse numa persistente procura por trabalho no estrangeiro, e felizmente consegui arranjar em... Dublin!!!

Qual a minha opinião inicial?
Boa, muito boa, mas é melhor explicar por tópicos:

Ambiente da cidade
Para quem vem de Portugal, e no meu caso de Lisboa, o feeling é totalmente diferente. O centro da cidade é relativamente pequeno, movimentado e com muitas coisas interessantes. Sinto que as coisas são muito perto umas das outras e há sempre uma loja ou restaurante ao virar da esquina que devemos entrar. Faz lembrar os centros de cidades de tamanho médio em Portugal... mas com muitos Pubs!

Ordenados: Irlanda Vs Portugal
Na maioria dos casos o ordenado na Irlanda pelo menos 50% maior que em Portugal. Alguém que tenha um ordenado de 1000 euros líquidos em Portugal se conseguir arranjar um trabalho igual recebe normalmente 1500 ou mais. Para quem quer poupar dinheiro, se conseguir fazer algumas adaptações ao seu estilo de vida, consegue poupar mais que em Portugal. Para quem gosta de viajar, também é aliciante visto que se arranja viagens a bons preços para imensas cidades europeias.

O Custo de Vida: Irlanda Vs Portugal
Maioria das coisas são mais caras cá. Nas habitações o habitual é ser o dobro de Lisboa se compararmos casas com as mesmas características e condições (localização, transportes, serviços na zona, etc), mas se for mais fora do centro os valores ficam mais próximos dos valores praticados nas zonas perto da capital portuguesa. A nível de restaurantes, para quem tinha por habito almoçar na tasquinha ao pé do trabalho por 5 euros, por aqui arranja almoço a rondar os 9-12 euros, por isso maioria do pessoal acaba por trazer de casa, no fim do mês da para poupar muito dinheiro! Relativamente a electrodomésticos e gadgets os preços são semelhantes a Portugal e acaba por ser mais fácil poupar uns trocos para comprar um bom telemóvel ou uma bimby! (Se pouparem nas idas aos restaurantes... rapidamente pagam uma bimby!).

O supermercado:
As idas ao supermercado para quem não esta habituado a' onda britânica acaba por achar interessante. Ha' sempre "deals of the day" e é preciso ter cuidado com o ataque aos doces e salgados, eles tem toneladas e por norma a bom preço! De resto notei que a nível de vegetais e fruta é preciso ter atenção ao preço.. alguns que são baratos em Portugal parecem produtos de luxo cá'!

Procurar casa:
Para procurar casa é necessário fazer um exercicio prévio:
- decidir localização adequada para ir para o emprego visto os transportes serem um bocado caros
- se querem partilhar com outras pessoas para tornar mais barato, perdem privacidade mas poupam algum dinheiro e podem estar atentos ao mercado por um bom negocio sem sentir a pressao de arranjar casa rapidamente.

As grandes diferenças que notei nas casas comparado a Lisboa foram que em Dublin em muitas casas para alugar os frigoríficos sao minusculos!! Acaba por ser uma carga de trabalho gerir o espaco dentro do frigorifico se partilharem casa com mais pessoas e saber decidir o que comprar em cada ida ao supermercado. De positivo temos o isolamento que na maioria dos casos é muito bom, o baixo custo das contas de electricidade se compararmos com Portugal e ter sistemas de aquecimento central.

Os transportes sao caros (passe mensal 105 euros) e caso uma pessoa viva fora do centro acaba por ficar limitado nas idas ao pub com amigos e colegas para por a conversa em dia. Por isso é bom fazer contas 'a vida antes de escolher casa.

E o trabalho????
Ah... o trabalho! Ainda estou numa fase embrionaria, mas tenho gostado do que tenho visto, tudo muito organizado e bem planeado. Ha aquele espirito hospitaleiro e de ajuda, o que é muito confortavel quando se vem de longe.

Pelo que tenho aprendido com os outros portugueses que estao ca, o que esperam de nos é bom empenho, profissionalismo e vontade de aprender/desenvolver carreira... e em troca ha' boas possibilidades de subir na carreira!
(CR)

1 comentário:

  1. Ui já temos autores convidados e o catano! Andas a ficar munto chique, deixa que te diga, ó Tuga! :P

    ResponderEliminar