sexta-feira, 20 de maio de 2011

Saudade: Há Coisas Que São Só Nossas

A palavra "saudade" que só é conhecida na língua Galega e na língua de Camões, descreve uma mistura de sentimentos, a perda, a distância e o amor.

Reza a história, que a palavra surgiu na época dos Descobrimentos no Brasil para definir a solidão dos portugueses numa terra estranha, longe dos seus entes queridos. Esta, define a melancolia causada pela lembrança…

Todos aqueles que se encontram longe de casa, numa terra “estranha”, da família e amigos, afastados das suas origens por circunstâncias da vida… todos, sem excepção, sentem saudades.



Hoje sinto saudades de casa, na verdade nem por um só dia deixo de sentir, mas hoje em especial sinto-me envolvido pela melancolia da lembrança. É a azáfama da nova vida juntamente com a hospitalidade e generosidade do país anfitrião que acalma o monstro da saudade. Quando a azáfama baixa, a lembrança é mais intensa e a Saudade torna-se inevitável.

2 comentários:

  1. Nem todos tem na sua lingua a palavra Saudade mas todos já a sentiram ou irão sentir um dia!

    ResponderEliminar
  2. Pois sim rapaz, as primeiras semanas ou meses são os mais difíceis por ainda não estarmos acostumados à nova realidade.Mas deixa lá que daqui por 2 ou 3 meses já sentes menos saudades.
    Mais difícil de ultrapassar é conseguir entrar na rotina de vida dos Irlandeses, como gostar de todos os desportos que praticam ou comer alimentos pré cozinhados quase todos os dias.Eu estou cá há 7 anos e ainda não alinho ou nunca alinharei nas preferências alimentares deles.
    Saudades sim, de um arroz de marisco, uma sardinhada (frescas) assada, bife de atum em cebolada, peixe espada grelhado, e já agora de umas quantas Sagres também!

    ResponderEliminar